quarta-feira, 25 de agosto de 2010

3ª Exposição Municipal “Arte Provoca Arte”



Aconteceu no dia 24 de agosto, a abertura oficial da 3ª Exposição Municipal "Arte Provoca Arte", realizada pela Administração Municipal de Içara, através da secretaria de Educação e Cultura. Durante o evento que vai até o dia 27 de agosto, serão mostrados os trabalhos dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

A cada edição do evento, é feito um trabalho artístico coletivo pelas professoras de artes da Rede Municipal de Ensino, onde um tema é escolhido entre elas para representar a evolução do município. São 18 escolas municipais envolvidas com os trabalhos, que trazem à comunidade uma amostra dos trabalhos realizados pelos alunos do ensino fundamental em sala de aula na disciplina de artes.



A 1ª Exposição Municipal “Arte Provoca Arte” teve como tema uma “Mandala”, a 2ª Exposição teve um “Trem” representando a chegada dos imigrantes e nesta 3ª edição da Exposição foi preparado um “bolo gigante de madeira” com 6 camadas, sendo que cada camada representa uma parte da história do município de Içara. Desde a chegada dos açorianos, construção da estrada de ferro Tereza Cristina, agricultura, indústria e comércio.


A Professora Márcia de Artes da Escola Quintino Rizzieri, destacou que a 1ª camada representa o ‘litoral e a chegada dos Açorianos e a pesca’. A 2ª camada representa a ‘agricultura’ realizada pelos imigrantes e a 3ª camada representa a estrada de ferro. A 4ª camada comentou a professora, representa o ‘comércio’, e a 5ª e 6ª camada destaca as ‘indústrias plásticas e o mel’. E no topo do bolo está em destaque uma escultura de madeira simbolizando a idade do município, ou seja, “Içara Rumo aos 50 anos”.



A escola Quintino Rizzieri através das professoras de artes, Márcia e Lilian, levaram lindos trabalhos dos alunos para representar a escola. e também fizeram uma releitura de obras gigantes, de Tarsila do Amaral e Van Gogh. 




As 4ªs, 5ªs e 8ªs séries, pintaram lindas telas com vários temas e desenhos maravilhosos. 

Já os alunos das 2ªs e 3ªs séries fizeram lindos e interessantes quebra-cabeças da releitura das obras de Romero Britto e Tarsila do Amaral. Eles pintaram as obras, recortaram em pequenos pedaços e depois transformaram em belíssimos quadros. 


Maquetes e pinturas em telas, representando a pré-história, os índios no Brasil e os africanos foram feitos pelos alunos das 4ªs, 5ªs e 6ªs séries.

As 7ªs e 8ªs séries fizeram uma releitura de obras de Gustavo Rosa através de recortes e colagem. As 7ªs séries também fizeram belíssimas máscaras de gesso e suporte de isopor.




O prefeito Gentil Dory da Luz, que participou da abertura oficial do evento, comentou que a exposição está muito boa, são trabalhos de beleza impressionante e é também uma maneira de incentivar os alunos à criatividade. Ele sente-se orgulhoso e feliz em ver a criatividade e imaginação de cada um dos alunos das 18 escolas do município participantes do evento em cada obra, o que torna o resultado da exposição muito positiva.  

Giovana dos Santos, Gestora de Educação, destacou que os trabalhos são bastante diversificados, criativos, belos e inspiradores.


Parabéns a todos os organizadores do Evento, a coordenadora de artes do município, Lilian Rosane Philippi, e aos alunos e professoras de artes de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Içara.





A Exposição é aberta a toda comunidade. As escolas interessadas podem agendar visitas pelo fone: 3432-8505. A exposição fica aberta das 8h às 21h, na sede da Fundação Assistencial de Içara (FAI), Praça da Juventude, no Centro.


Colaboração: Lilian Rosane Philippi, Márcia Mendes, Prefeitura Municipal de Içara.

Um comentário: