Histórico da EMEF Quintino Rizzieri


A EMEF Quintino Rizzieri foi fundada em 27 de abril de 1979, na época, denominada Escola Reunida  Quintino Rizzieri.
Compunham o grupo  de pioneiros os seguintes professores, com suas respectivas turmas:
*  Madalena  Borges (in memoriam) - 1ª série
*  Tônia Mariza Dagostim Da Silva -1ª série
*  Océlia Rabelo – 2ª e 3ª séries
*  Adelíria Marcelo – 4ª série

      O prédio original  da escola era constituído de 2 salas de aula, 4 banheiros (2 masculinos e  2  femininos), 1 cozinha, 1 área coberta e 1 sala de professores. O pátio não era murado.
Desde o inicio, para que a comunidade pudesse interagir com os trabalhos escolares, foi criada a APP, tendo como Presidente o Senhor Antonio Dal Toe.
Em 1981, este estabelecimento de ensino passou a ser chamado de Grupo Escolar  Quintino Rizzieri e desde então, para que as instalações atendessem às necessidades apresentadas pelo aumento da demanda de  alunos, algumas reformas aconteceram. São citadas como exemplo: construção de  1 sala de aula, 1 banheiro e 1 depósito  em agosto de 1988; construção de 1 sala de aula, 2 banheiros e uma área coberta  em agosto de 1991, seguida da construção de 4 salas em 2 pisos. Durante  a  gestão de 1989 à 1992 foram completados  os dois pisos com mais 4 salas de aula e, com a medida que as necessidades surgiam , outras mudanças surgiam, conforme se percebe até hoje.
Em 02 de abril de 1992 a instituição passou de Grupo Escolar para Escola Básica, atendendo alunos de 5ª Séries. No ano de 1993, já  constatavam  no quadro de turmas: 3 quintas e  2 sextas séries; em 1994, 2 quintas, 3 sextas e 2 sétimas  séries e  em 1995  foi formada, também 1 turma de oitava série.
O sucesso na história desse estabelecimento de ensino, além de todos os professores  e membros da comunidade que contribuíram  para tal, deve-se às diretoras que tiveram a oportunidade de fazer parte desses anos.


(Adaptação do texto escrito para as comemorações do Jubileu de Prata da Escola em 2004)


Quem foi Quintino Rizzieri
























Quintino Rizzieri nasceu em 14 de fevereiro de 1915, na localidade de São Rafael, que pertencia a Criciúma nessa Época. Eram seus pais: Paulo Rizzieri e Catarina Sucketa Rizzieri. Casou-se com Apolônia Colonetti e tiveram dois filhos.


Em 1926 veio morar em Içara, concluindo o primário e logo após foi estudar no Colégio na cidade de Braço do Norte. Concluídos os estudos nesta região, continuou a estudar na cidade de Ascurra, próximo a Blumenau. Lá formou-se recebendo o Diploma de Técnico em contabilidade.


De volta para casa, foi trabalhar na cidade de Laguna, na firma de Luiz Remor, onde seu pai era sócio da mesma. Alguns anos depois instalou-se com comércio na Içara. Em meados de 1944, foi nomeado intendente desta localidade.


Foi eleito vereador, exercendo o cargo no período de 1955 a 1958, no município de Criciúma. Nesta época, Içara era distrito de Criciúma, sendo que foi emancipada em 1961.


Após alguns anos, foi morar em Criciúma, onde trabalhou na Prefeitura como contador na Secretaria da Fazenda.


Em 14 de fevereiro de 1972, dia de seu aniversário, veio a falecer, quando completava 57 anos.